As origens da 2easy Portugal

A Crise

No dia 17 de Novembro de 2005 um peixinho decidiu acrescentar um “i” à sua profissão. Tinha trabalhado grande parte da sua vida no negócio de móveis da família. Infelizmente, confrontado com um mercado em declínio devido à concorrência cada vez maior das grandes superfícies, percebeu que chegara o momento de mudar de rumo. Decidiu seguir um sonho: conseguir sucesso no mercado imobiliário. Como ele diz na brincadeira: “só acrescentei um i, passei dos móveis para os imóveis”.

O Recomeço

Aliciado por uma multinacional imobiliária, investiu praticamente tudo o que tinha, e não tinha, para criar uma agência dessa empresa imobiliária. Passados sete anos, o peixinho teve que se render à evidência: entre obrigatoriedades múltiplas, rendas e contratos, custos de toda a ordem e feitio, comissões, etc., investia mais do que recebia. Num momento de grande lucidez, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida: Mudar as cores e fundar o seu próprio aquário laranja. Assim nascia a 2easy, Uma Imobiliária, Duas Soluções!

A Reflexão

Entretanto tomara plena consciência do que correra mal na sua experiência anterior. Só alguns ganhavam, enquanto os outros perdiam dinheiro diariamente. E para onde ia esse dinheiro? Em grande parte servia para manter uma estrutura demasiado pesada. O peixinho não queria voltar a esse modelo e decidiu que a 2easy seria uma agência imobiliária com margens acima do normal para os seus consultores e com sustentabilidade financeira para todos aqueles que quisessem desenvolver um projeto profissional com as cores do peixinho.

O Início

O arranque foi muito difícil. Muito difícil mesmo. As mudanças não são fáceis e obrigam a sair fora da área de conforto. Esta mudança de “águas” iria obrigar a encarar uma nova realidade bastante dura, não só pela mudança em si mas também pela própria conjuntura de mercado que caracterizava o início de 2012. Estávamos no início da “era Troika e em plena crise no sector imobiliário. Faltava liquidez à banca e o valor dos imóveis caía a pique. As imobiliárias em geral fechavam diariamente. A grande fatia das transações do mercado imobiliário estava assente no crédito hipotecário facultado pelos bancos, bem escasso à data. Os anos seguintes seriam muito duros e difíceis. Como ele próprio o admite, se não fosse a sua companheira, que ele carinhosamente chama “Patroa” ou “Dama de Ferro”, talvez até tivesse desistido do novo aquário.

A Força

Mas eis que surge, como muitas vezes nestes casos, um aliado inesperado na figura de outro peixinho que, saindo de um aquário colorido, decidiu mudar de projeto e integrar este prometedor aquário laranja. Pelas suas próprias palavras “…a 2easy está a ficar muito competitiva”. E estava…

Também este novo Peixinho Barbudo tinha experiência no mercado imobiliário e sugeriu ao Peixinho 2easy que voltasse ao modelo multi lojas, argumentando que a união faz a força. O Peixinho 2easy, que ainda lambia as feridas do insucesso anterior, começou por resistir mas acabou por adotar a ideia revolucionária: uma estrutura ultraleve, tão leve que nem agência física seria necessária!

E assim nasceu a primeira “filial” da 2Easy… na mesa da cozinha do Peixinho Barbudo!

A Decisão

E eis que surge um terceiro peixinho nesta história. Um peixinho em vias de alterar a sua situação profissional e à procura de um desafio à sua altura. Também conhecia o mercado imobiliário há alguns anos e queria nadar noutras águas onde não fosse nem presa nem predador. Apenas um peixinho com vontade de crescer e nadar à sua vontade.

Este novo Peixinho Empresário teve menos de 5 segundos para tomar uma decisão que iria alterar o curso da sua vida. Em plena autoestrada a 120km/hora, recebeu um convite do Peixinho 2easy para se juntar ao novo aquário laranja. A decisão era simples: ou seguia em frente para a reunião onde era esperado ou apanhava a saída que o levaria ao novo aquário. A bifurcação encontrava-se a poucos metros… Numa fração de segundo fez a sua escolha e guinou o volante do seu BMW para a direita. Tinha tomado a decisão mais rápida da sua vida.

O Peixinho Empresário é experiente em negócios. Como tal, a sua primeira reação foi criar uma equipa competente e transformar o seu aquário num escritório com custos reduzidos. Rapidamente, o seu negócio começou a evoluir, desenvolvendo posteriormente mais aquários laranja, atingindo um cardume numeroso.

A Rede

Praticamente em simultâneo, surge um quarto peixinho que, de saída de águas conturbadas, procura algo que se adapte às suas necessidades. Procura nadar em águas claras, tranquilas e com a sustentabilidade desejada. Tem vontade de desenvolver um aquário com vista para a rua e constituir um cardume laranja.

Este peixinho veio atraído por dois aquários numa publicação no Facebook. Na verdade ele foi o primeiro membro a ser recrutado por um anúncio na Internet. Esse anúncio consistia numa imagem que representava o Peixinho 2easy a saltar de um aquário para outro. Desde o início o Peixinho Dany queria uma agência com montra para a rua. Decidiu então provar aos seus companheiros que era possível ter o melhor dos dois mundos: uma agência “a sério”, mas com custos mínimos… E assim foi.

O Sonho

Foi desta forma que estes quatro Peixinhos, cada um à sua maneira, contribuíram para criar o modelo ideal da 2easy. Este modelo pode resumir-se em três pontos:

Comissões para os consultores acima do valor normal do mercado, aumentando a probabilidade de atrair mais consultores;

Agências com custos fixos mínimos que atingem rapidamente o “break even e são financeiramente sustentáveis;

Estrutura em rede com uma marca.

E assim, depois de tantas dificuldades e provações, o Peixinho 2easy realizou o seu sonho: criou um modelo de negócio em parceria, justo, solidário e financeiramente sustentável onde todos são beneficiados.

Só que a história não acaba aqui…

O Crescimento

O aquário do Peixinho 2easy começou a crescer. Os princípios continuaram os mesmos. Micro Investimento, Macro Negócio. Poucos custos fixos, maximizando a probabilidade de atingir o ponto de equilíbrio entre as despesas e receitas com relativa facilidade.

Para o Peixinho 2easy, o seu negócio só seria bom se fosse justo, onde todas as partes seriam beneficiadas.

Entretanto foram abrindo mais aquários laranja, de Mem Martins a Vila Nova de Santo André, passando pelo Algueirão (2), Amadora, Beja, Carnaxide, Cascais (2), Évora, Grândola, Lisboa (2), Mafra, Massamá, Mem-Martins, Montijo, Odemira, Parede, Setúbal, Sines e Torres Vedras

O Desafio

Agora, mais do que nunca e tendo sempre os mesmos princípios, o Peixinho 2easy quer transformar o seu aquário num verdadeiro grupo de aquários com um modelo de negócio justo, solidário e financeiramente sustentável, onde todos os intervenientes se sintam “como peixe na água”, na certeza de que todos são, sem dúvida, partes beneficiadas.

Para tal, o Peixinho 2easy desenvolveu um modelo de negócio. 

Gostarias de fazer parte desta história?

Gostarias de ter um negócio?!

Gostarias de ser um Peixinho nesta história e desenvolver o teu próprio Aquário 2easy?

Da nossa Galeria

Notícias 2easy Portugal

Proprietário do apartamento mais caro de Portugal será Cristiano Ronaldo?

Proprietário do apartamento mais caro de Portugal será… Cristiano Ronaldo?

Em Agosto, a venda do apartamento mais caro em Portugal marcou o mercado imobiliário nacional. O imóvel de luxo em questão, localizado no 13º andar do edifício Castilho 203, em Lisboa, volta agora a dar que falar, por ter sido, alegadamente, adquirido por Cristiano Ronaldo. A notícia de que o futebolista português será o proprietário…

Read more