As origens da 2easy Portugal

A Crise

No dia 17 de Novembro de 2005 um peixinho decidiu acrescentar um “i” à sua profissão. Tinha trabalhado grande parte da sua vida no negócio de móveis da família. Infelizmente, confrontado com um mercado em declínio devido à concorrência cada vez maior das grandes superfícies, percebeu que chegara o momento de mudar de rumo. Decidiu seguir um sonho: conseguir sucesso no mercado imobiliário. Como ele diz na brincadeira: “só acrescentei um i, passei dos móveis para os imóveis”.

O Recomeço

Aliciado por uma multinacional imobiliária, investiu praticamente tudo o que tinha, e não tinha, para criar uma agência dessa empresa imobiliária. Passados sete anos, o peixinho teve que se render à evidência: entre obrigatoriedades múltiplas, rendas e contratos, custos de toda a ordem e feitio, comissões, etc., investia mais do que recebia. Num momento de grande lucidez, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida: Mudar as cores e fundar o seu próprio aquário laranja. Assim nascia a 2easy, Uma Imobiliária, Duas Soluções!

A Reflexão

Entretanto tomara plena consciência do que correra mal na sua experiência anterior. Só alguns ganhavam, enquanto os outros perdiam dinheiro diariamente. E para onde ia esse dinheiro? Em grande parte servia para manter uma estrutura demasiado pesada. O peixinho não queria voltar a esse modelo e decidiu que a 2easy seria uma agência imobiliária com margens acima do normal para os seus consultores e com sustentabilidade financeira para todos aqueles que quisessem desenvolver um projeto profissional com as cores do peixinho.

O Início

O arranque foi muito difícil. Muito difícil mesmo. As mudanças não são fáceis e obrigam a sair fora da área de conforto. Esta mudança de “águas” iria obrigar a encarar uma nova realidade bastante dura, não só pela mudança em si mas também pela própria conjuntura de mercado que caracterizava o início de 2012. Estávamos no início da “era Troika e em plena crise no sector imobiliário. Faltava liquidez à banca e o valor dos imóveis caía a pique. As imobiliárias em geral fechavam diariamente. A grande fatia das transações do mercado imobiliário estava assente no crédito hipotecário facultado pelos bancos, bem escasso à data. Os anos seguintes seriam muito duros e difíceis. Como ele próprio o admite, se não fosse a sua companheira, que ele carinhosamente chama “Patroa” ou “Dama de Ferro”, talvez até tivesse desistido do novo aquário.

A Força

Mas eis que surge, como muitas vezes nestes casos, um aliado inesperado na figura de outro peixinho que, saindo de um aquário colorido, decidiu mudar de projeto e integrar este prometedor aquário laranja. Pelas suas próprias palavras “…a 2easy está a ficar muito competitiva”. E estava…

Também este novo Peixinho Barbudo tinha experiência no mercado imobiliário e sugeriu ao Peixinho 2easy que voltasse ao modelo multi lojas, argumentando que a união faz a força. O Peixinho 2easy, que ainda lambia as feridas do insucesso anterior, começou por resistir mas acabou por adotar a ideia revolucionária: uma estrutura ultraleve, tão leve que nem agência física seria necessária!

E assim nasceu a primeira “filial” da 2Easy… na mesa da cozinha do Peixinho Barbudo!

A Decisão

E eis que surge um terceiro peixinho nesta história. Um peixinho em vias de alterar a sua situação profissional e à procura de um desafio à sua altura. Também conhecia o mercado imobiliário há alguns anos e queria nadar noutras águas onde não fosse nem presa nem predador. Apenas um peixinho com vontade de crescer e nadar à sua vontade.

Este novo Peixinho Empresário teve menos de 5 segundos para tomar uma decisão que iria alterar o curso da sua vida. Em plena autoestrada a 120km/hora, recebeu um convite do Peixinho 2easy para se juntar ao novo aquário laranja. A decisão era simples: ou seguia em frente para a reunião onde era esperado ou apanhava a saída que o levaria ao novo aquário. A bifurcação encontrava-se a poucos metros… Numa fração de segundo fez a sua escolha e guinou o volante do seu BMW para a direita. Tinha tomado a decisão mais rápida da sua vida.

O Peixinho Empresário é experiente em negócios. Como tal, a sua primeira reação foi criar uma equipa competente e transformar o seu aquário num escritório com custos reduzidos. Rapidamente, o seu negócio começou a evoluir, desenvolvendo posteriormente mais aquários laranja, atingindo um cardume numeroso.

A Rede

Praticamente em simultâneo, surge um quarto peixinho que, de saída de águas conturbadas, procura algo que se adapte às suas necessidades. Procura nadar em águas claras, tranquilas e com a sustentabilidade desejada. Tem vontade de desenvolver um aquário com vista para a rua e constituir um cardume laranja.

Este peixinho veio atraído por dois aquários numa publicação no Facebook. Na verdade ele foi o primeiro membro a ser recrutado por um anúncio na Internet. Esse anúncio consistia numa imagem que representava o Peixinho 2easy a saltar de um aquário para outro. Desde o início o Peixinho Dany queria uma agência com montra para a rua. Decidiu então provar aos seus companheiros que era possível ter o melhor dos dois mundos: uma agência “a sério”, mas com custos mínimos… E assim foi.

O Sonho

Foi desta forma que estes quatro Peixinhos, cada um à sua maneira, contribuíram para criar o modelo ideal da 2easy. Este modelo pode resumir-se em três pontos:

Comissões para os consultores acima do valor normal do mercado, aumentando a probabilidade de atrair mais consultores;

Agências com custos fixos mínimos que atingem rapidamente o “break even e são financeiramente sustentáveis;

Estrutura em rede com uma marca.

E assim, depois de tantas dificuldades e provações, o Peixinho 2easy realizou o seu sonho: criou um modelo de negócio em parceria, justo, solidário e financeiramente sustentável onde todos são beneficiados.

Só que a história não acaba aqui…

O Crescimento

O aquário do Peixinho 2easy começou a crescer. Os princípios continuaram os mesmos. Micro Investimento, Macro Negócio. Poucos custos fixos, maximizando a probabilidade de atingir o ponto de equilíbrio entre as despesas e receitas com relativa facilidade.

Para o Peixinho 2easy, o seu negócio só seria bom se fosse justo, onde todas as partes seriam beneficiadas.

Entretanto foram abrindo mais aquários laranja, de Mem Martins a Vila Nova de Santo André, passando pelo Algueirão (2), Amadora, Beja, Carnaxide, Cascais (2), Évora, Grândola, Lisboa (2), Mafra, Massamá, Mem-Martins, Montijo, Odemira, Parede, Setúbal, Sines e Torres Vedras

O Desafio

Agora, mais do que nunca e tendo sempre os mesmos princípios, o Peixinho 2easy quer transformar o seu aquário num verdadeiro grupo de aquários com um modelo de negócio justo, solidário e financeiramente sustentável, onde todos os intervenientes se sintam “como peixe na água”, na certeza de que todos são, sem dúvida, partes beneficiadas.

Para tal, o Peixinho 2easy desenvolveu um modelo de negócio. 

Gostarias de fazer parte desta história?

Gostarias de ter um negócio?!

Gostarias de ser um Peixinho nesta história e desenvolver o teu próprio Aquário 2easy?

Da nossa Galeria

Notícias 2easy Portugal

Proprietário do apartamento mais caro de Portugal será… Cristiano Ronaldo?

Em Agosto, a venda do apartamento mais caro em Portugal marcou o mercado imobiliário nacional. O imóvel de luxo em questão, localizado no 13º andar do edifício Castilho 203, em Lisboa, volta agora a dar que falar, por ter sido, alegadamente, adquirido por Cristiano Ronaldo. A notícia de que o futebolista português será o proprietário…

Read more

O que é preciso para arrendar uma casa?

Tem imóveis próprios e pretende começar a arrendá-los? Descubra, passo-a-passo, tudo o que precisa saber, tanto para um arrendamento a médio como a longo prazo! 1. CERTIFICADO ENERGÉTICO Antes de se aventurar como senhorio, comece pela emissão do certificado energético. De acordo com o Decreto-Lei n.º 118/2013 de 20 de agosto, este documento é obrigatório no…

Read more