2easy Portugal

Como organizar um arraial em casa?

como preparar um arraial em casa?

Se ainda não teve oportunidade de saborear um arraial a sério este ano, aproveite o último fim-de-semana de Junho e… organize um em casa para se divertir com a família! 🙂

Para fazer um arraial caseiro não é preciso muito: a vontade de celebrar o início do verão, na companhia de quem mais se gosta, irá fazer toda a diferença para conseguir organizar todos os detalhes da festa!

Comida e bebida 

As sardinhas são as rainhas dos arraiais, por isso, o primeiro passo é comprar este ingrediente. AQUI fica a saber onde pode encomendar sardinhas com entrega ao domicílio. Não se esqueça de apostar nalgumas peças de carne, como frango, entremeadas ou febras, para poder agradar, também, àqueles elementos da família que não são tão apreciadores de peixe ou para as crianças que, regra geral, não gostam das espinhas.

De resto, opte por uma boa batata, azeitonas bem temperadas, um pão tradicional e, quem sabe, um arroz doce ou outra sobremesa tradicional portuguesa.

Quanto às bebidas, um vinho de qualidade de uma região demarcada é sempre uma boa opção. Pode sempre, claro, apostar na sangria, mas, para tal, não se esqueça da fruta e de todas as bebidas necessárias para a preparar. Para os miúdos, compre um ou dois tipos de sumo diferentes.

Preparativos

A comida para um arraial – que se preze enquanto tal – tem de ser grelhada, por isso, prepare bem a área da casa onde vai fazer os grelhados. Escolha, claro, uma área exterior ou, se tiver, um pátio para o efeito. É indispensável ter um grelhador adaptado ao tipo de espaço, mas não se esqueça, também, do carvão para fazer as brasas e do abanador para auxiliar nos preparativos do lume.

Caso seja possível, coloque a mesa da refeição na mesma área exterior onde vai fazer os grelhados. Deste modo, é possível conviver entre todos, enquanto se prepara a comida. Mas atenção: se tiver espaço, opte por a afastar um pouco da zona do churrasco, para que, no final, a família não se queixe muito do cheiro a fumo!

Decoração e enfeites

Caso tenha uma família prendada em habilidades manuais, pode sempre optar por fazer alguns enfeites em papel típicos da época, como os arcos, as bandeirinhas e os balões. Ou uma grinalda, para pendurar à porta de entrada a dar as boas-vindas a quem chega. Caso contrário, decore a zona do arraial, por exemplo, com plantas verdadeiras, preferencialmente que emanem um odor a fazer lembrar as festas populares. Pode, também, comprar vários balões de ar quente para libertar durante a noite. As crianças vão, com certeza, adorar.

Nos artigos para a mesa, escolha por exemplo, uma toalha com um padrão tipicamente português, como os azulejos ou os simples quadrados brancos e vermelhos. Ao centro da mesa, coloque um manjerico ou, caso não encontre, uma jarra de flores. Uma mesa bonita, bem decorada e com todos os utensílios necessários, faz sempre a diferença!

A ideia é que a decoração transforme a sua casa num cenário mais divertido e, claro, neste ponto, o limite é a imaginação.

Escolha musical

Mesmo que não agrade a todos, se a festa é popular, a música tem de ser a condizer. Por isso, agora chegou o momento que talvez nunca tenha imaginado… trazer o Quim Barreiros ou o Toy para dentro de casa! Se não quiser ser tão “radical”, opte por outro género de música popular ou tradicional portuguesa, desde que de qualquer modo seja festiva, porque a animação, não pode faltar! Para organizar uma playlist à altura, procure as músicas mais adequadas através do campo de pesquisa de plataformas como o Youtube ou o Spotify . Não se esqueça de preparar uma coluna bluetooth, um computador ou aparelhagem onde possa passar a música. Por fim, um último pormenor, importante para não causar atritos: Verifique o limite horário para a tolerância do barulho na sua área de residência.

Quando a festa terminar sentirá que, com certeza, o trabalho dos preparativos foi compensador! E que, apesar de este ano não haver farra nem bailes na rua, nem tão pouco manjericos, martelos ou alho-porro, o arraial em família vai ficar para a história… porque não há maior alegria que ver os sorrisos bem estampados no rosto daqueles que amamos.

Artigos Relacionados

Imagem de Destaque - Tendências na procura de casa reforçadas com 2ª vaga