2easy Portugal

Mudança de casa? Como organizar?!

Como organizar a mudança de casa?

Levar a cabo uma mudança de casa pode parecer uma tarefa impossível, mas com planeamento e organização será mais fácil do que se imaginou. Imprescindível é criar uma lista temporal, com todos os passos a dar nos últimos 30 dias até à mudança definitiva, para que tudo corra sobre rodas!

Um mês (para a mudança):

Mesmo que deseje poupar o mais possível, contratar uma empresa de mudanças é um passo incontornável. Procure uma com um serviço de valor acessível e economize, por exemplo, nas caixas de cartão. Pode encontrá-las em supermercados ou grande superfícies e embale você mesmo os seus pertences. Alugar uma carrinha para a mudança de casa e fazê-la com a ajuda de familiares e amigos até pode ser um prejuízo maior do que contar com apoio profissional.

25 dias (para a mudança):

Deixar o passado para trás, ou seja fazer uma boa triagem do que já não usa, é um passo essencial do processo de mudança. Se tem roupas e sapatos, por exemplo, que não veste ou calça há anos, agora é uma boa altura para as separar e doar. O mesmo se aplica a brinquedos, móveis ou ao que encontrar parado dentro dos vários armários da casa. Tudo o que já não lhe servir, ou à sua família, apenas será um peso a mais na mudança.

20 dias (para a mudança):

Reflita sobre sobre o tipo de coisas que vai transportar para a nova casa, para conseguir calcular bem a quantidade e os tamanhos de caixas que irá necessitar. Não se esqueça que também é preciso fita adesiva, para as fechar, e outro tipo de embalagens para os objetos mais frágeis, como quadros, louças e vasos. Uma opção é comprar plástico bolha, papel kraft ou usar jornais para os acondicionar bem.

15 dias (para a mudança):

Embale tudo com antecedência, de modo a evitar ansiedades desnecessárias e para não correr o risco de esquecer coisas importantes. Bem antes do grande dia, monte as caixas e comece a embalar tudo o que já não vai precisar. Comece divisão a divisão e escreva nas caixas a que áreas da casa pertencem os objetos que lá guardou, para evitar transportar, por exemplo, a caixa dos talheres para o quarto novo. Numere-as de um a três – sendo um atribuído a objetos menos prioritários e três aos de maior prioridade. Este método ajuda a discernir o que desembalar primeiro já na nova casa. Para garantir que coloca tudo na respetiva caixa, deixe-as abertas e feche-as apenas quando faltarem quatro dias para a mudança. Outro bom truque é recortar as caixas mais leves para que formem uma alça, de modo a facilitar os transporte. Já as roupas pode optar por levar dentro de malas de viagens no seu próprio carro, para deixar mais espaço na carrinha das mudanças para tudo o que é mais volumoso e precisa, realmente, de transportar desse modo.

10 dias (para a mudança):

Chegou o momento de solicitar a assistência do se operador de TV por cabo, para que desliguem o serviço de TV, telefone e internet na casa antiga e o transfiram para a nova morada. Altere, também, os endereços de correspondência de todos os servios associados à morada antiga, como banco, plano de saúde ou assinaturas de revistas e jornais, para que passem a chegar à sua nova residência, ao local certo. Pagar multas porque as contas não chegaram ao destino certo, em tempo útil, é um desperdício de dinheiro.

9 dias (para a mudança):

Caso tenha filhos ou animais de estimação, verifique junto da família e amigos quem poderá cuidar deles durante a mudança. Este é um período que requer organização e método e a sua presença poderá não facilitar este processo.

8 dias (para a mudança):

Separe todos os objetos de valor e importantes, como passaportes, documentos, jóias, talões de cheque, dinheiro, etc. e coloque numa caixa separada ou num cofre, caso tenha. Escreva “levar no carro” e, no próprio dia, transporte você mesmo.

7 dias (para a mudança):

Quando faltar uma semana para o grande dia, organize um kit sobrevivência. Ou seja, separe tudo o que vai precisar de utilizar, nos primeiros dias, enquanto a casa ainda estiver a ser organizada. Aqui incluem-se escovas de dente, produtos de higiene, ou até mesmo, utensílios de cozinha e limpeza, talheres, panelas e pratos.

6 dias (para a mudança):

Verifique bem o horário marcado para a mudança, caso more ou vá mudar para um condomínio privado e avise o responsável. Não convém deixar a mudança para as últimas horas do dia, porque chegar com o caminhão cheio de coisas para descarregar, pode gerar stress e custos extras, apenas por falta de organização.

5 dias (para a mudança):

Aproveite a mudança de casa e envie cobertores, cortinas, tapetes e edredons para a lavanderia, de modo a seguir tudo bem limpo para a cada nova. Além disso, não há nada melhor do que a sensação de, após tantos dias de stress, poder deitar-se numa com cobertas bem cheirosas!

4 dias (para a mudança):

Verifique se as etiquetas respetivas à área da casa e de prioridades estão corretas e feche-as, depois de colocar lá dentro as últimas coisas que faltavam. Neste ponto, veja bem se o peso dos objetos está adequado ao tipo de caixa, para que não rasgue durante a mudança.

3 dias (para a mudança):

Este é o momento de definir as responsabilidades de cada membro da família, mas também, de pedir ajuda a amigos, caso seja necessário. Não se esqueça, no final da mudança, de os gratificar de algum modo, seja com um móvel ou eletrodoméstico que já nnão usará ou, até mesmo, com um delicioso jantar quando a nova casa já estiver organizada.

2 dias (para a mudança):

Desligue o frigorífico e o congelador e deixe as portas abertas para que descongelem. Depois, passe um pano limpo para os secar totalmente, para evitar o mofo nestes eletrodomésticos. Embale-os com cuidado, para que não se avariem no transporte

1 dias (para a mudança):

Para que estejam à temperatura ambiente no dia da mudança, chegou a hora de desligar todos os aparelhos eletrónicos, já que alguns podem ficar muito quentes quando estão a ser utilizados. Antes de os guardar, não se esqueça de tirar uma foto dos cabos elétricos que a eles estão ligados, para, depois, saber a ordem exata de os ligar.