2easy Portugal

Portugal com construção acima da média da Zona Euro

Portugal com construção acima da média da zona Euro

Segundo revelou o Eurostat, na quinta-feira, 17 de outubro, a indústria portuguesa de construção regista um melhor desempenho do que a média europeia. Os dados são referentes a agosto último, mês em que a construção desceu na Zona Euro e Portugal se destaca, em contra-ciclo, como um dos três países em que este indicador mais subiu.

Um dinamismo claro do mercado nacional da construção que se traduz num crescimento de 2,8% e na ocupação do terceiro do lugar no ranking. Este desempenho é claramente favorável, quando comparado com a subida homóloga de 1,2%, na Zona Euro, e 1,9%, na União Europeia, segundo valores do Eurostat.

Mesmo em julho, mês em que na Zona Euro a produção na construção recuou 0,5% e 0,2% na União Europeia, o nosso país manteve-se em ascensão, com 0,9%.

As maiores subidas no indicador, na comparação homóloga, registaram-se na Roménia (34,2%), na Suécia (6,8%) e na Hungria (5,9%), e as menores quedas na produção verificaram-se na Eslovénia (-7,5%), na Eslováquia (-6,9%) e na Bélgica (-2,5%).

Já na evolução em cadeia, a Polónia (2,0%), a Suécia (1,9%) e Portugal (0,9%) tiveram os melhores desempenhos pertenceram, com a Hungria (-10,5%), a Eslovénia (-3,7%) e a República Checa (-2,8%) a registarem as maiores reduções.

Artigos Relacionados

Número de fogos licenciados volta a crescer pela primeira vez em quinze anos
Transacções de casas novas registam aumento de 7,5%