2easy Portugal

Reinício das aulas: 10 truques para organizar a casa

Reinício da aulas: 10 truques para organizar a casa

Para que o reinício do ano letivo seja mais fácil, é crucial apostar na organização do material escolar, claro, mas também, da rotina doméstica. Para tal, selecionámos dez dicas e truques para facilitar esta nova etapa na vida das famílias.

1. Organizar com antecedência o material escolar

Depois de comprar todo o material escolar dos filhos e de o etiquetar, prepare com tempo as mochilas. Convém tê-las completamente organizadas um ou dois dias antes do início das aulas.

2. Criar uma ementa semanal para os lanches

Um truque muito prático é planear semanalmente os lanches para os filhos levarem para a escola. Este hábito permite poupar tempo e dinheiro, porque saberá exatamente o que preparar a cada dia.

3. Preparar a lancheira na véspera

Sempre que possível, prepare os alimentos que as crianças irão levar no dia seguinte, como lavar, cortar e embalar a fruta. Depois, coloque tudo, por setores, no frigorífico. Isto ajuda à finalização da lancheira.

4. Fazer comprar com tempo

Como a habituação à rotina escolar é exigente para toda a família, compensa abastecer atempadamente a despensa e o frigorífico, com comida suficiente para as próximas semanas.

5. Preparar refeições congeladas

Criar algumas refeições congeladas, pode facilitar a gerir estes primeiros dias de aula. Se preparar alguns jantares congelados, terá mais tempo para ajudar os filhos neste processo, por exemplo, com os trabalhos de casa.

6. Estabelecer uma rotina para as crianças

Esta dica é crucial para ajudar os mais novos a cumprir horários e a desenvolver o sentido de responsabilidade. A rotina ajuda-os a antecipar a atividade seguinte e a adaptar seu comportamento. Deste modo, a típica lista de tarefas no frigorífico, ou noutro local visível da casa, é uma excelente ferramenta: todos a veem e não há o risco, também, de se esquecer de alguma atividade dos filhos.

7. Criar um cantinho para os trabalhos de casa

Estipular um local no lar pensado para as crianças se sentarem a fazer os trabalhos de casa, ajuda à concentração e organização. Esse será o espaço onde os mais pequenos sabem que encontram todo o material escolar.

8. Separar a muda de roupa na véspera

O hábito de escolher a roupa e sapatos para a escola na noite anterior, facilita a manhã seguinte, porque as crianças já sabem o que vão vestir, com a vantagem de também as estar a ensinar a organizarem-se.

9. Simplificar o pequeno-almoço

Guardar um tabuleiro no armário com os alimentos para o pequeno-almoço, permite acelerar o processo do pequeno-almoço, com a vantagem de desenvolver a autonomia das crianças: É só pegar e levar para a mesa! Organize também uma cesta com pães, torradas e biscoitos, por exemplo. O mesmo se aplica ao frigorífico, para alimentos como iogurtes, geleia, queijo fresco, etc.

10. Confirmar o transporte escolar

Caso as crianças sejam transportadas para a escola com terceiros, como um vizinho, familiar ou, até mesmo, o transporte escolar, convém ligar na véspera para confirmar o horário de saída. Deste modo, assegura que o seu filho não será esquecido. O mesmo se aplica para o horário de regresso.

Artigos Relacionados

Como manter a casa arrumada com animais de estimação