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27 Dicas Para criar a Sua Agência de Mediação Imobiliária de Sucesso

Selecionei 27 Dicas para criar a Sua Agência de Mediação Imobiliária de Sucesso com base na minha experiência de 13 anos nesta atividade, uma parte como franqueado de uma rede imobiliária, outra como Diretor Geral da 2easy, Uma Imobiliária, Duas Soluções, no mercado desde Maio de 2012 e a funcionar em regime de...
19 ago 2016 min de leitura
 
  1. Você terá que ser empreendedor. A sua “veia” de empresário é um dos principais requisitos nesta viagem pelo mundo da Gestão de uma Agência de Mediação Imobiliária (AMI)
     

  2. Você terá que saber as regras básicas da liderança. Se não é um líder nato, terá que aprender e desenvolver as suas competências nesta área.
     

  3. Você deverá estar consciente de que não vai trabalhar com imóveis. A sua principal função é Recrutar, Formar e Motivar pessoas. Em suma, gerir Recursos Humanos. Ter uma Agência de Mediação Imobiliária de Sucesso é, sobretudo, ser bom Gestor de Recursos Humanos.
     

  4. Você deverá saber que, mesmo estando no ramo imobiliário há anos, como Staff ou Consultor, a forma como um Diretor de Agência vê a atividade é diferente da forma a que você está habituado. É uma outra perspetiva. Você terá, obrigatoriamente, que mudar o “Chip” e passar a ler e a interpretar uma Agência de Mediação Imobiliária de outra forma.
     

  5. Você terá que estar em condições de ouvir, ouvir, ouvir, ouvir e ter recetividade para pensar “fora da caixa”. Esteja recetivo a ideias novas.
     

  6. Você terá que ter, numa fase inicial, formação específica para a função de Gerente / Director de uma Agência de Mediação Imobiliária. Quanto mais depressa aprender e souber como tudo isso se faz, mais depressa atinge o Break-Even da Agência e começa a ganhar dinheiro.
     

  7. Você terá que entrar para este negócio com dinheiro. A sua “almofada financeira” deverá assegurar o bom funcionamento da agência e a tranquilidade necessária para desenvolver o seu negócio, sem entrar em desespero por resultados que poderão não aparecer de imediato. Um dos principais inimigos do sucesso de uma Agência de Mediação Imobiliária é a falta de recursos financeiros na fase inicial originandoansiedade e desespero.
     

  8. Você terá que ter conhecimento de todos os requisitos legais para poder ter uma Agência de Mediação Imobiliária, desde a sua criação até às exigências para a manutenção na atividade.
     

  9. Você terá que saber encontrar alguém a quem recorrer quando tem dúvidas na resolução de uma qualquer situação. Numa fase inicial as dúvidas são muitas e poder contar com a ajuda de alguém experiente é fundamental.
     

  10. Você terá que saber recrutar e reter pessoas. Esta é a área mais sensível no crescimento de uma Agência de Mediação Imobiliária e a que mais trabalho dá. Por dar tanto trabalho criam-se “facilitismos” que originam  “erros de casting”, causando situações delicadas.
     

  11. Você terá que criar um plano de formação global para a sua Agência de Mediação Imobiliária. Sem formação, não há hipótese de crescimento sustentado. Não conseguirá evoluir.
     

  12. Você terá que saber escolher o seu mercado. Um diretor de uma Agência de Mediação Imobiliária terá, obrigatoriamente, que conhecer a sua zona geográfica e o mercado alvo.
     

  13. Você terá que saber quais os seus principais concorrentes na sua zona geográfica de atuação.
     

  14. Você precisa de saber que “inventar a sua própria roda” aumentará significativamente a probabilidade de fracasso. É fácil ceder à tentação e tentar inventar uma roda nova, fazer as coisas “à minha maneira”. Esgotam-se o tempo, o ânimo e o dinheiro enquanto dura este estado de graça.
     

  15. Você terá que ter formação contínua. Se a formação inicial é importante, a formação contínua é absolutamente obrigatória. Sendo o mercado imobiliário imperfeito e muito dinâmico, se fizer sempre as mesmas coisas vai ter resultados cada vez mais fracos com o passar do tempo.
     

  16. Você terá que saber construir a sua Marca. Terá que fazer um difícil percurso na construção da sua própria Marca, cimentando-a no seu mercado alvo.
     

  17. Você terá que saber que tudo o que possa acontecer de menos bom na sua Agência terá a ver, sobretudo, com falhas relativas ao seu desempenho e não ao desempenho dos outros. Não há desculpas.
     

  18. Você terá que estar preparado para muitos nãos, para ser resiliente. As coisas não acontecem à primeira, imediatamente. É preciso insistir, e insistir, e insistir… .
     

  19. Você terá que se rodear das pessoas certas. Numa fase inicial são frequentes os erros de contratação do Staff, tendo em conta a inexperiência no cargo.
     

  20. Você deverá criar o sítio da sua empresa na Internet e registar a sua marca, para além de contratar com os diversos portais de divulgação imobiliária disponíveis. A promoção dos imóveis representados pela sua Agência de Mediação Imobiliária é uma das molas reais do seu negócio.
     

  21. Você terá que desenvolver parcerias estratégicas com entidades e instituições. Vai ter que “desbravar esta floresta”, obrigatoriamente.
     

  22. Você terá que saber construir uma “hierarquia de necessidades” para evitar gastos supérfluos. Numa fase inicial e sem experiência, é fácil gastar dinheiro em ofertas obsoletas e deitar por terra a sustentabilidade financeira exigida.
     

  23. Você terá que saber qual o local mais apropriado para a abertura da sua Agência de Mediação Imobiliária, tendo em conta os prós e contras dos possíveis locais.
     

  24. Você terá que desenvolver o Marketing global da sua Agência. Por muito bem que trabalhe, os seus futuros clientes terão que ter conhecimento de que você existe.
     

  25. Você terá que ler os livros certos, mais do que uma vez.
     

  26. Você deverá saber que nesta atividade uma parte dos concorrentes são nossos parceiros, tendo todos a ganhar com isso. Quanto mais parcerias conseguir fazer, mais resultados terá.
     

  27. Você terá que saber que o Sucesso da sua Agência de Mediação Imobiliária depende de um conjunto de fatores que estão maioritariamente ligados ao desenvolvimento das suas competências. Os fatores externos negativos que você não vai conseguir controlar existem mas não são preponderantes para o Sucesso da Sua Agência de Mediação Imobiliária.
     

Espero que estas dicas sejam importantes para que consiga desenvolver a sua Agência de Mediação Imobiliária com Sucesso.
 

Carlos Camacho, Diretor Geral da 2easy Portugal

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