Habitação, Mercado Imobiliário

As vantagens de arrendar casa com opção de compra (Alerta DECO)

Vais casar e achas que avançar para a compra de casa pode ser um passo muito arriscado?
08 fev 2017 min de leitura

No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te as vantagens do arrendamento com opção de compra. Fica a saber mais sobre esta modalidade.
 

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
 

“Temos casamento marcado para este verão e estamos a organizar a nossa vida futura. Tanto eu como a minha namorada recebemos apenas o salário mínimo nacional e estamos receosos quanto à compra de casa. E se depois não conseguimos pagar o crédito? Há outras soluções?”
 

Podemos dizer-te desde já que há outras saídas para o vosso dilema. A instabilidade profissional, as limitações no acesso ao crédito, os elevados spreads podem abrir portas a novas perspetivas de oportunidades. Para o vosso caso parece-nos interessante o arrendamento com opção de compra.
 

Arrendar com opção de compra também pode ser a vossa solução ao encontrar a casa e a zona envolvente que reúnam as condições desejadas. Pelo lado do vendedor, este não fica com a casa parada e junta algum capital. Esta modalidade começa agora a ser discutida mais atentamente e surge como uma modalidade mista. Tem em vista a compra de casa, mas, durante um período inicial variável, contempla o arrendamento. A aquisição propriamente dita só se concretiza mais tarde.
 

Este é um negócio entre particulares, portanto não há um modelo predefinido, embora o contrato seja idêntico ao de um arrendamento tradicional, incluindo uma cláusula que obriga o proprietário a vender o imóvel pelo preço acordado, caso o inquilino exerça o seu direito de compra no prazo estipulado.
 

Assim, todas as condições podem ser negociadas entre o arrendatário e o vendedor e o contrato de arrendamento deve ser redigido conforme o interesse, necessidade e conveniência do proprietário e do futuro comprador. Flexibilidade é, pois, a característica forte deste tipo de transações.
 

Antes de decidirem, aconselhamos que façam uma simulação. Podes utilizar o simulador disponível o nosso site. Se concluírem que arrendar previamente é menos vantajoso que comprar já o imóvel, façam nova simulação, alterando algumas variáveis. Por exemplo, o volume das rendas deduzidas, o valor da entrada ou o prazo de arrendamento.
 

Informem-se em: http://www.deco.proteste.pt/casa/arrendamento/simule-e-poupe/arrendamento-com-opcao-de-compra
 

Fonte: DECO

Habitação, Mercado Imobiliário
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.