Geral, 2easy Portugal, Finanças e Impostos, Habitação, Mercado Imobiliário, Imobiliária

Clientes bancários reembolsados em aproximadamente 2,5 milhões de euros por comissões ou juros indevidos em 2022.

Esta terça feira, o Banco de Portugal publicou o relatório de supervisão comportamental 2022 que revelou crescimento das reclamações dos clientes bancários no ano transato.
29 mar 2023 min de leitura
O BdP revelou que as medidas de supervisão aplicadas em 2022 levaram a que 110 instituições bancárias devolvessem mais de 3 milhões de euros, em que 2,8milhoes correspondem a comissões e juros cobrados indevidamente.
A instituição liderada por Mário Centeno destacou em comunicado que “em resultado das medidas de supervisão adotadas, 110 instituições devolveram aos clientes mais de três milhões de euros, dos quais 2,8 milhões de euros relativos a comissões e juros indevidamente cobrados, envolvendo 111.872 contratos”.
O banco de Portugal emitiu aproximadamente 2800 determinações especificas e recomendações, direcionando a 143 instituições financeiras, tendo executado 117 processo de contraordenação contra 32 instituições.
de acordo com o relatório, grande parte dos processos tiveram origem em reclamações de clientes bancários.
No ano transato, foram concluídos aproximadamente 430 processos de contraordenação, que levaram à aplicação de 1,8 milhões de euros em coimas.
O relatório revela que as reclamações dos clientes bancários aumentaram de aproximadamente 12% para 21% em 2022, distinguindo-se matérias como a dificuldade na abertura de conta por cidadãos estrangeiros.
Grande parte das reclamações correspondiam ou a demora na retificação da informação fornecida pelas instituições à central de responsabilidades de crédito, à ausência de consentimento do utilizador de serviços de pagamento para a realização da operação e à execução pelas instituições de operações.
In CNN

 
Geral, 2easy Portugal, Finanças e Impostos, Habitação, Mercado Imobiliário, Imobiliária
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.