Geral, 2easy Portugal, Mercado Imobiliário, Imobiliária

Custo de construção de habitação nova aumenta

Em janeiro registou-se um crescimento dos custos de construção de habitação nova aproximadamente de 11%
09 mar 2023 min de leitura
No início do ano 2023 o INE apresentou face a dezembro de 2023 uma taxa superior em 0.3 p.p. com uma variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) de 11.2%. Os custos das matérias aumentaram aproximadamente 10%, abrandando em 3.7p.p. face ao mês anterior e o preço da mão de obra cresceu 12.4%. O INE ressalva que o aumento verificado do custo de mão-de obra não pode ser dissociado do aumento do salário mínimo (7.8%) em janeiro de 2023.
Quer os custos dos bens materiais quer o preço da mão-de-obra contribuíram com 6.0 e 5.2 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (8,0 p.p. em dezembro de 2022). Os materiais que mais influenciaram a variação verificada está o cimento com um crescimento aproximado de 30%, as madeiras e seus derivados superior a 20% e o betão pronto a alcançar os 20%.
A taxa de variação mensal do ICCHN registou no primeiro mês do ano 1.4%. Já o custo dos materiais estabilizou e o custo da mão-de-obra cresceu 3.5%.
In: DI
Geral, 2easy Portugal, Mercado Imobiliário, Imobiliária
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.