Habitação

Primavera: Altura de cuidar da casa!

A Primavera é, definitivamente, uma estação de mudança e como tal, esta é também a altura certa para cuidar a fundo da nossa casa: trazer para dentro de portas a cor e a leveza e retirar tudo o que já não faz falta, ou seja, fazer uma limpeza profunda. Seguem alguns passos para ajudar, sem complicar!
20 mar 2019 min de leitura

1. O mais simples: Deixar entrar a luz

Afastar os cortinado e abrir as janelas é um pequeno gesto, mas muito importante depois do Inverno. Permite arejar a casa, secar humidades e deixar o ambiente mais positivo.
 

2. O mais desafiante: Deitar fora o que não serve

Todos tendemos a acumular objetos, papelinhos ou roupa! Pensamos sempre que aquele quadro, aquela mala ou aqueles cortinados ainda nos vão fazer falta nalgum momento, mas, na verdade, raramente fazem, por isso, avancemos, com coragem, neste desafio de passar cada divisão a pente fino, retirando tudo o que já não nos serve mais. O objetivo é cuidar da casa, deixá-la respirar e tornar cada divisão mais leve.
 

3. O mais lógico: Arrumar tapetes pesados

Agora, findos os dias frios, os tapetes já não fazem tanta falta e, sendo a Primavera uma época de alergias, o melhor é mesmo guardá-los. Se o chão for de mosaico e sentirmos que é melhor colocar alguma proteção, até mesmo como elemento decorativo, o melhor é optarmos pelas texturas menos pesadas, como tapetes de algodão, sisal, juta ou cânhamo.
 

4. O mais criativo: Criar hortas e jardins

Mesmo que seja apenas na varanda ou terraço, transformar um espaço com uma pequena horta ou jardim, é uma excelente forma para sentir e estar em contacto direto com a natureza. Além de estético, pode ser útil, se apostarmos, por exemplo, nas ervas aromáticas. Existe imensa informação a circular na internet de como criar hortas e jardins.
 

5. O mais inteligente: Mudar o guarda-roupa

Agora que já não precisamos das botas e cachecóis quentinhos, o melhor é organizar o guarda-roupa, adaptando-o à estação quente, colocando em destaque, por exemplo, as calças de tons claro, as t-shirts e todas as roupas que vamos utilizar para o calor.
 

6. O mais alegre: Flores naturais pela casa

Brindar a casa com flores, das mais coloridas às mais cheirosas, dependendo do gosto, é uma excelente forma de criar pequenos apontamentos que tanto embelezam o ambiente e trazem vida aos espaços. Se escolhermos bem as jarras e vasos onde as colocamos, ainda conseguimos um efeito decorativo mais interessante dentro de casa.
 

7. O mais estimulante: Misturar cores

Ousar na utilização das cores dentro de casa, tanto nos têxteis, como nas tintas de mobiliário ou paredes, é uma excelente forma de mudar, por completo, o ambiente da casa. Este ano, ao nível da decoração, as tonalidades em voga são o verde, o azul místico, os terracotas suaves, os cremes, os tons amadeirados, o branco e o amarelo.
 

8. O mais sugestivo: Comer lá fora

Seja logo ao pequeno-almoço ou mesmo à tardinha, ao lanche, comer na varanda ou terraço é uma ótima forma de começar ou terminar o dia em harmonia. Vai saber-nos bem sentar à mesa, em família, e absorver os aromas da Primavera.
 

9. O mais perfumado: Aromatizar a casa

Seja em velas, incenso ou spray, em aromas mais florais, doces ou frescos, é ótimo perfumar o ambiente da nossa casa. Cuidar da fragância da casa parece ter o efeito de a tornar, automaticamente, mais aconchegante!
 

10. O mais decorativo: Trocar as fotos das molduras 

O pormenor de mudar as imagens que temos afixadas nas paredes ou em cima da mesa de cabeceira, por exemplo, é o suficiente para transformar uma divisão, sem grandes remodelações. Podemos optar por colocar nas molduras fotografias, frases, desenhos ou, simplesmente, deixar que os filhos criem algo personalizado para os diferentes espaços da casa: O limite é a imaginação!

Habitação
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.